AMAERJ | 14 de janeiro de 2020 15:44

Programa Juristur recebeu 437 visitantes em 2019

Promovido pela AMAERJ, o programa “Juristur – Conhecendo o Judiciário” recebeu 437 visitantes ao longo de 2019. Universitários, alunos do ensino médio e líderes comunitários conheceram as dependências do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e conversaram com juízes e desembargadores.

Em 2019 o programa recebeu 105 participantes a mais do que em 2018.

Leia também: Primeiro encontro dos aposentados de 2020 será nesta quarta (15)
Magistrados e especialistas debatem na EMERJ ‘Gênero e Direito’
Para AMB, juiz das garantias prejudicará aplicação da Maria da Penha

Participaram do Juristur alunos da Universidade Candido Mendes (UCAM), Universidade Estácio de Sá, Univeritas, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Centro Universitário Geraldo Di Biase (Volta Redonda), Educandário Martins (São Gonçalo), Instituto de Educação Santo Antônio (Iesa), Escola Modelar Cambauba, Escola Estadual Antonio Prado Junior e o Colégio Estadual Moura Silva, além de líderes comunitários da Justiça Cidadã (programa do TJ-RJ).

Os participantes passaram por locais históricos no Museu da Justiça, como o Salão dos Passos Perdidos, o Tribunal do Júri, o Tribunal Pleno e o Gabinete Presidencial. Os estudantes assistiram a julgamentos e sessões e participaram de júri simulado.

O Juristur é coordenado pelo juiz Joel Pereira dos Santos. Iniciativa da AMAERJ, o programa foi criado em 1996 com o objetivo de contribuir para a formação profissional dos estudantes. O programa oferece a oportunidade de os alunos conhecerem de perto o Fórum e o funcionamento dos órgãos do Judiciário, contribuindo para sua formação acadêmica.