AMB | 23 de junho de 2022 11:39

Pesquisa da AMB traçará o perfil das magistradas brasileiras

O Centro de Pesquisas Judiciais da Associação dos Magistrados Brasileiros (CPJ/AMB) lançou, na terça-feira (21), pesquisa sobre o perfil das magistradas brasileiras. A iniciativa visa conhecer o panorama atual das ministras, desembargadoras e juízas para alcançar a equidade de gênero nos tribunais.

As magistradas terão até 25 de julho para responder ao questionário na plataforma Microsoft Forms. Os resultados deverão ser divulgados em outubro. Clique aqui para participar.

O estudo é dirigido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, eleito corregedor nacional de Justiça no biênio 2022-2024, com o apoio acadêmico da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

O objetivo da pesquisa é buscar informações que permitam subsidiar propostas de políticas que incrementem a participação institucional feminina no Poder Judiciário, nos termos da Resolução do CNJ nº 255/2018.

“Vamos ouvir as juízas de primeiro e de segundo graus estaduais, federais, do Trabalho e militares e ministras das cortes superiores para criar ações afirmativas, inclusivas, contra a discriminação e o preconceito, e que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres”, disse a presidente da AMB, Renata Gil.

“É fundamental o engajamento de todas as juízas, ativas ou aposentadas, para que possamos superar os entraves que, infelizmente, ainda hoje, mantêm as mulheres afastadas das principais esferas de decisão”, complementou a magistrada.

Leia também: AMAERJ lastima a morte do desembargador Egas Moniz
Sessões do Órgão Especial passam a ser transmitidas pela internet
Encontro reunirá ouvidores dos tribunais na capital paulista